LIBRAS | 5 personagens surdos em séries e filmes

Questões relacionadas a diversidade, inclusão e acessibilidade tem sido cada vez mais discutidas na última década. Consequentemente, novas produções cinematográficas que abordam o tem surgiram. Tais produções estimulam o telespectador a refletir e conhecer uma nova realidade que o cerca diariamente. Pensando nisso, listei 5 produções atuais onde podemos encontrar personagens surdos que são usuários das línguas de sinais. Confira a lista abaixo:

1. Crisálida


A primeira série da lista não poderia ser outra. Crisálida é uma série bilíngue (Libras-LP) brasileira com temática surda que retrata o cotidiano do mundo surdo e os desafios enfrentados por eles em distintas fases da vida. Possui diversos personagens desde crianças a adultos.  Especialmente, rica em detalhes sobre a cultura surda, suas relações com a família, relacionamentos amorosos e profissionais e a relação com o intérprete. Vale a pena conferir e conhecer um pouco! Ah, lembrando que possui legenda nos episódios para aqueles que não sabem a Língua de sinais brasileira. Atualmente é disponibilizada na Netflix e em alguns momentos na TV cultura (TV aberta).

2. General Amaya | The Dragon Prince


O príncipe dragão, produção da Netflix, é uma série de fantasia. Por ser uma série nova trata muitas questões atuais relacionadas a diversidade e representatividade, por exemplo, o Rei dos humanos é negro e sua cunhada a General Amaya é surda e usuária da Língua de Sinais. Por não ser a personagem principal da história, Amaya não aparece em todos os episódios, mas quando aparece é brilhante, destemida, sagaz e leal. Ah, um de seus guardas atua como intérprete da general em alguns momentos.

3. Zuzu| Feel the beat 


O filme conta a história de uma dançarina que ao retornar a sua cidade natal torna-se professora de um grupo seleto de meninas. A diversidade do grupo de alunas é linda, tem todos os tipos de meninas, inclusive uma surda que consegue dançar através da vibração. Todas utilizam a línguas de sinais americana - ASL para se comunicar com Zuzu, que é surda, formando, assim, uma família. A acessibilidade é abordada como algo natural no cotidiano, apesar de esse não ser o tema central da obra nos traz uma boa reflexão mostrando que, se quisermos, nenhuma diferença é capaz de criar uma barreira. 

4. A família Belier 


O filme retrata a vida de uma família de surdos, no entanto Paula é CODA e a única ouvinte da família. Ela se torna, então, a intérprete oficial de seus pais e irmão, a ponte entre eles e a vida em sociedade, acompanhando-os em consultas, reuniões e na gestão dos negócios da família. Contudo, ao descobrir seu talento para a música Paula precisa tomar uma difícil decisão. O filme rende cenas divertidas e um final emocionante!

5. Shouko Nishimiya | A voz do silêncio: Koe no Katachi


Shouko Nishimiya é a personagem surda do anime japonês "A voz do silêncio: Koe no Katachi". O filme aborda questões relacionadas ao Bullying contendo fortes cenas de agressão e violências contra a personagem. A obra também fala de perdão e amizade e enfatiza a valorização da língua de sinais, mostrando-a como uma forma de entender e conhecer o sujeito surdo. 

E então, já assistiu algum desses filmes ou séries? Se interessou por algum ?
Me conta aqui !
E não se esqueça de me dizer se quer a Parte II desse post.

Comentários